Olhão cumpre meta da poupança de água

barragem-algarve-falta-de-aguaO concelho de Olhão foi um dos nove municípios do Algarve que conseguiram alcançar a meta de poupança de água estipulada pelas autoridades, com uma redução de 10,02% no consumo. O feito foi revelado num gráfico recente divulgado pela Agência Portuguesa do Ambiente, que mostrou que a maioria dos municípios da região continuam a gastar mais água do que o recomendado pelo governo.

Na reunião da Subcomissão Regional da Seca, que teve lugar em Faro, a ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, sublinhou que os municípios que não atingiram os níveis de poupança podem vir a ser penalizados no futuro. No entanto, António Miguel Pina, presidente do Município de Olhão e da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), destacou o esforço significativo realizado em Olhão: “Conseguimos inverter, num ano, uma tendência sempre crescente de consumos”.

O autarca enalteceu a colaboração dos munícipes de Olhão, afirmando que “estão de parabéns, cumpriram o que estava estipulado“, e reforçou a necessidade de se manter este comportamento consciente para garantir que a água não falte nas torneiras.

Actualmente, as barragens do Algarve estão a apenas 35% da sua capacidade, o que assegura água para cerca de um ano. Apesar disso, os níveis actuais são superiores aos registados no mesmo período do ano passado, e, por isso, a ministra garantiu que, para já, não haverá mais restrições.

Comentários
PUB
PUB

Veja também

Câmara Municipal de Olhão

Orçamento do Município de Olhão para 2025 ultrapassa os 72 milhões de euros

O Município de Olhão já aprovou o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para …