Olhão volta a homenagear os seus pescadores a 31 de Maio

Os pescadores olhanenses voltam a ser homenageados pela Câmara Municipal a 31 de Maio. Num concelho de mar e de mareantes, a Autarquia presta, assim, homenagem àqueles que fazem da pesca o seu modo de vida.

As comemorações oficiais, que contam com a presença do secretário de Estado das Pescas José Apolinário e do presidente da Câmara Municipal de Olhão António Miguel Pina, entre outras entidades, têm início às 16h00, com a cerimónia de entrega de distinções aos pescadores de Olhão, a ter lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Serão atribuídas distinções nas áreas do arrasto, cerco, polivalente local e costeira, armação, aquacultura (moluscicultura), mariscador apeado, mulher na pesca e na aquacultura, pescador mais novo, maquinista marítimo, pescador em progressão, indústria conserveira e o Prémio Mérito na Pesca, a maior distinção do dia.

Às 16h45, ainda naquele local, decorre o lançamento oficial do projecto “Cidadania Marítima”, da responsabilidade da Autoridade Marítima.

Este dia de homenagem aos pescadores olhanenses prossegue no Museu Municipal de Olhão, um local com uma carga simbólica muito forte, uma vez que foi naquele edifício que em tempos funcionou o Compromisso Marítimo. Às 17h30, será lançada a Revista de Estudos Marítimos do Algarve – Embarco.

Trinta minutos mais tarde, lugar para a inauguração da exposição “Mãos do Mar de Olhão”, uma selecção de fotografias de várias épocas que fazem parte do espólio do Museu Municipal de Olhão e que retratam o dia a dia dos ofícios ligados ao mar.

As comemorações do Dia Nacional do Pescador em Olhão encerram no Museu Municipal, com uma degustação de pescado das lotas nacionais (cavala e carapau), iniciativa da responsabilidade da Docapesca.

Comentários
PUB
PUB

Veja também

barragem-algarve-falta-de-agua

Olhão cumpre meta da poupança de água

O concelho de Olhão foi um dos nove municípios do Algarve que conseguiram alcançar a …