43 anos da Revolução dos Cravos assinalados em Olhão

Assinala-se em 2017 a passagem dos 43 anos sobre a Revolução do 25 de Abril de 1974.
Em Olhão, a efeméride celebra-se com um conjunto vasto de actividades, a decorrerem ao longo do mês em todo o concelho.

Entre 20 e 30 de Abril de 2017, e numa organização conjunta do Município e da Associação 25 de Abril, vários locais da cidade de Olhão recebem a iniciativa “Poemas de Abril”, que consiste na colocação de cravos gigantes e poemas junto dos edifícios municipais.

No mesmo período, e também numa organização do Município e da Associação 25 de Abril, o Algarve Outlet acolhe a exposição “Cartazes de Abril”, uma mostra dos cartazes que marcam os 43 anos sobre a Revolução dos Cravos.

Também entre 20 e 30 de Abril, o Museu Municipal – Edifício do Compromisso alberga a mostra “Abril em Serigrafia”.

Na Quinta-feira, 20 de Abril, o público mais jovem está em destaque, com várias actividades a decorrerem na Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes: às 10h30, militares de Abril estarão à conversa com os alunos que, às 15h30, terão oportunidade de assistir ao espectáculo “Era Uma Vez Um País”, protagonizado por Ricardo Martins, Eduardo Patarata e João Pereira.

Esta última iniciativa convida o público a evocar o Dia da Liberdade e a conquista da democracia em Portugal, e repete-se na sexta feira, dia 21 de Abril, às 21h30, na Casa do Povo de Moncarapacho, e na segunda feira, dia 24 de Abril, à mesma hora, no Auditório do IPMA, em Olhão.

 

 

Na sexta feira, dia 21 de Abril, acontece o ponto alto das comemorações: às 21h30, no Auditório Municipal, o músico olhanense Domingos Caetano canta Zeca Afonso, voz indelevelmente associada ao derrube do Estado Novo.

A programação de Segunda-feira, 24 de Abril, fica marcada pelo espectáculo “Cantigas de Abril”, uma organização da Junta de Freguesia de Pechão, que decorre no Clube Oriental de Pechão, a partir das 21h30.

Na Terça-feira, dia 25 de Abril, o destaque vai, naturalmente, para as comemorações oficiais, que têm início às 09h30, junto ao edifício dos Paços do Concelho, com a cerimónia do hastear da bandeira, que conta com a participação do Corpo de Bombeiros Municipais e da Banda Filarmónica 1º de Dezembro.

O programa das comemorações dos 43 anos do 25 de Abril termina nos dias 29 e 30 de Abril, Sábado e Domingo, com a iniciativa “Viv’Quelfes” que, numa organização da Junta de Freguesia de Quelfes, leva ao Jardim dos Combatentes de Ultramar dois dias repletos de iniciativas culturais, desportivas e lúdicas para toda a família.

O conjunto de actividades é vasto, e pode ser consultado aqui:

 

 

Comentários
PUB
PUB

Veja também

50 anos do 25 de Abril: Olhão celebra com participação política

Olhão Celebra os 50 Anos do 25 de Abril com Participação de Todos os Partidos

Em Olhão, no Algarve, as comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril foram marcadas …