No Trilho do Café é o título do livro de Ana Bergano, que será dado a conhecer ao público olhanense no sábado, 18 de Fevereiro de 2017, pelas 15h00, na Biblioteca Municipal José Mariano Gago.
O espaço geográfico da trama deste livro, consubstanciado na vila de Barrancos, é palco de uma simbiose cultural e linguística que conduz o leitor à diversidade e aceitação da nossa própria natureza, enquanto humanos.
Trata-se de um território implantado junto da fronteira com Espanha, onde os povos se movem numa reciprocidade fraterna.
Duas linhas condutoras da história emergem, atravessando a narrativa: o contrabando e a Guerra Civil Espanhola. O primeiro, enquanto modo de vida, rendimento, mas também adrenalina e medo, componentes de que os “ousados” não abdicavam, para condimentar a sua existência. A segunda, a guerra civil, galgou fronteiras com os seus contornos subtis e temerosos.
Ana Maria Sanches Bergano nasceu em Barrancos em 1946. Fez os estudos secundários no Colégio do Sagrado Coração de Jesus, em Beja. Foi professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico, desde 1967, pela Escola do Magistério Primário e Particular de Beja. Frequentou a Alliance Française e a Berlitz School e lecionou Língua e Cultura Portuguesa em França e na Suíça entre 1984 e 1993.
Está aposentada desde o ano de 2000, vivendo actualmente em Olhão.