Decorre de 4 a 25 de Setembro a edição de 2021 do FOMe. Após um ano de interregno devido à pandemia, o Festival de Objectos e Marionetas & Outros Comeres está de volta ao Algarve Central, e Olhão é a cidade anfitriã de seis espectáculos.
Esta edição trará ao Algarve apenas companhias nacionais, uma decisão encarada pela organização como uma “oportunidade para o público colocar a atenção nas diferentes estéticas e abordagens das companhias portuguesas e conhecer o seu trabalho”.
Em Olhão, a programação tem início já no Sábado, dia 11 de Setembro, às 11h00, na Avenida da República, com a apresentação do espectáculo As minhas mais… marionetas, pela companhia Trulé, de Évora.
No mesmo dia, das 16h30 às 19h30, a Biblioteca Municipal José Mariano Gago acolhe uma oficina de construção de marionetas, promovida pela Marionetas Rui Sousa, de Santa Maria da Feira. A actividade, limitada a 10 pessoas, tem inscrição obrigatória através do correio electrónico inscricoes@cm-olhao.pt.
Sexta-feira, 17 de Setembro, às 21h00, é apresentada na Associação Cultural Re-Criativa República 14 a peça Este não é o nariz de Gógol, mas podia ser… com um toque de Jacques Prévert, pelos lisboetas A Tarumba.
No Domingo, dia 19 de Setembro, a Avenida da República transforma-se numa sala de espectáculos ao ar livre. As apresentações têm início às 10h30, com o espectáculo Fios mágicos, da Marionetas Rui Sousa, de Santa Maria da Feira.
Às 11h00, 11h45, 12h30, 17h00, 17h45 e 18h30, é a vez de o espectáculo A viagem ser apresentado ao público olhanense pela companhia Mãozorra, de Oeiras.
Às 21h00, o Largo Sebastião Martins Mestre será palco do espectáculo Alforria – a vida numa carroça, trazido pela Boca de Cão – Teatro de Rua e Formas Animadas, de Arcozelo. Olhão despede-se, desta forma, da edição de 2021 do FOMe.
Todos os espectáculos decorrem no cumprimento das regras definidas pela DGS para os eventos culturais.
A programação completa do Festival de Objectos e Marionetas & Outros Comeres pode ser consultada aqui.