Depuradora do Povo inaugurada – Olhão

O presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina, inaugurou hoje, 22 de Janeiro, ao lado do secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, e de Manuel Augusto da Paz, presidente da Formosa, a Depuradora do Povo, propriedade desta cooperativa de viveiristas da Ria Formosa.

Dez anos depois do início do processo e com muitos problemas burocráticos pelo meio, o sonho hoje tornou-se realidade e a cooperativa Formosa já tem a sua própria depuradora para servir os associados (117 actualmente) e todos os que ali queiram depurar ou vender os seus bivalves.

Localizada no Porto de Pesca de Olhão, a Depuradora do Povo, que labora em parte de um edifício da Docapesca, que também marcou presença na inauguração através do seu presidente José Apolinário, tal como o director regional de Agricultura Fernando Severino, entre outras individualidades, tem capacidade para depurar cerca de 1000 a 1500 quilos de bivalves por dia e vende directamente ao público.

Como refere Manuel Augusto da Paz, com esta estrutura será mais fácil os viveiristas venderem os bivalves a melhor preço e os consumidores comprarem mais barato, “porque a nossa margem de lucro é reduzida”.

O secretário de Estado do Mar quis conhecer o local onde agora a cooperativa Formosa pode depurar os bivalves, referindo que “é uma obra notável, que vai permitir desenvolvimento. Teve um caminho difícil, mas que se foi trilhando”.

Também o presidente da Câmara de Olhão, António Miguel Pina, elogiou a obra da cooperativa Formosa, destacando a sua importância para os associados, que assim podem depurar os bivalves “em casa”, ao invés de pagarem para o fazer ou venderem o produto a outras depuradoras.

Esta obra, que custou 280 mil euros, foi financiada, em grande parte, por fundos comunitários, tendo a cooperativa pago 20% do total dos custos.

Depois da inauguração da depuradora, os viveiristas mostraram como se faz uma Vila de Amêijoas, iguaria típica de Olhão que cativou o paladar do secretário de Estado do Mar: “Uma maravilha!”, elogiou o governante, enquanto ouvia a explicação do presidente da Câmara de Olhão sobre todo o processo de confecção.

Comentários
PUB
PUB

Veja também

50 anos do 25 de Abril: Olhão celebra com participação política

Olhão Celebra os 50 Anos do 25 de Abril com Participação de Todos os Partidos

Em Olhão, no Algarve, as comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril foram marcadas …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *