O Município de Olhão vai colaborar no apoio a Moçambique, através de uma campanha de apoio às vítimas do ciclone Idai, com a recolha de donativos em géneros mais prioritários para as populações afetadas na província da Beira.
A autarquia apela à solidariedade de todos no sentido de ajudar o país irmão nesta fase difícil.
De acordo com as autoridades moçambicanas, os donativos mais prioritários são os seguintes:
- Produtos alimentares (enlatados com período de validade prolongado);
- Produtos de higiene pessoal;
- Roupas.
O ponto de recolha dos donativos é o Quartel dos Bombeiros Municipais de Olhão, e os mesmos estão a ser recolhidos até 31 de Março de 2019.
A passagem do ciclone Idai pelo centro de Moçambique, e as cheias que se seguiram, deixaram um rasto de destruição e já provocaram, desde Quinta-feira, dia 14, mais de 200 mortos.
O ciclone foi já considerado a pior catástrofe natural no hemisfério Sul. Com ventos a rondar os 200 quilómetros, destruiu casas e arrancou árvores. Deixou também para trás áreas gigantescas completamente inundadas em Moçambique, Zimbabué e Malawi.
Editado Quarta-feira, 27-03-2019 17:01
Assembleia Municipal manifesta pesar com Moçambique e apela a donativos
A Assembleia Municipal de Olhão reunida ontem, 26 de Março de 2019, em sessão extraordinária, deliberou por unanimidade manifestar, em nome da população de Olhão, a sua solidariedade para com o povo moçambicano e apela ao apoio possível por parte dos munícipes olhanenses.
Todos os deputados, representantes dos vários partidos políticos, votaram por unanimidade apresentar ao povo de Moçambique, “e em especial à sofredora população da cidade da Beira, um voto de pesar pelas perdas humanas e pelos enormes prejuízos materiais” causados pela intempérie que devastou recentemente aquela cidade moçambicana.
A Assembleia Municipal de Olhão manifestou ainda ao povo moçambicano e à população da cidade da Beira, “neste momento de infortúnio e de dor, a fraternal solidariedade dos munícipes de Olhão”.
Na sessão da Assembleia Municipal de Olhão realizada ontem fez-se ainda um apelo a todos os munícipes e residentes olhanenses, bem como à população do Algarve e do País, para que contribuam, “na medida das suas possibilidades”, com todo o tipo de géneros, nomeadamente produtos alimentares (enlatados com período de validade prolongado), produtos de higiene pessoal e vestuário, entre outros.
Dando o exemplo, os deputados municipais, num gesto individual, decidiram ofertar à campanha de solidariedade o quantitativo correspondente à senha de presença dessa reunião.
Recorde-se que em Olhão, tal como o Município já havia anunciado, os contributos estão a ser recolhidos, até 31 de Março de 2019, no quartel dos Bombeiros Municipais de Olhão.