PUB

Câmara Municipal ilumina-se de rosa até final de Outubro

O movimento conhecido por “Outubro Rosa” (Pink October) nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 90 do século passado, com o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama. Desde então, por todo o mundo, a cor rosa é utilizada para homenagear as mulheres com cancro da mama, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação nesta área.

Durante o mês de Outubro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro desafia a comunidade a juntar-se ao movimento “Outubro Rosa”, propondo o desenvolvimento de iniciativas solidárias, com particular destaque para os dias em que se assinalam três importantes efemérides:

  • 13 de Outubro: Dia Mundial do Cancro da Mama Metastático
  • 15 de Outubro: Dia da Saúde da Mama (Breast Health Day)
  • 30 de Outubro: Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama

O cancro da mama é um relevante problema de saúde pública. Segundo os dados estatísticos mais recentes, o cancro da mama é o mais frequente em Portugal e em todo mundo.

Em 2020, no nosso país, estima-se que 7.000 mulheres tenham sido diagnosticadas com cancro da mama e 1.800 tenham morrido com esta doença.

Se diagnosticado e tratado precocemente, tem uma taxa de cura superior a 90%. A prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais para o aumento da sobrevivência e manutenção da qualidade de vida da mulher.

O Município de Olhão junta-se a este movimento, iluminando o edifício dos Paços do Concelho, como uma forma de despertar consciências para esta realidade.

Comentários
PUB
PUB