PUB

Ministro da Saúde em Olhão para assinar transferência de competências

Ministro da Saúde e presidente da autarquia de Olhão assinam transferência de competências na saúde

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, esteve em Olhão esta Segunda-feira, 23 de Janeiro de 2023, para oficializar a transferência de competências na área da Saúde com o presidente da autarquia, António Miguel Pina. O auto assinado tem efeitos a partir de 1 de Fevereiro.

Com a transferência, a autarquia terá competências na gestão e manutenção dos imóveis e da frota automóvel, bem como nos recursos humanos, especificamente dos assistentes operacionais. No entanto, médicos, enfermeiros e demais pessoal continuam sob a alçada do Ministério.

A assinatura do acordo faz parte da iniciativa Saúde Aberta do Ministério da Saúde, que tem como objectivo percorrer todos os concelhos do Algarve para conhecer as unidades e investimentos em andamento, dialogar com a população, profissionais de saúde, órgãos do Serviço Nacional de Saúde e autarcas.

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, acompanhado pelo executivo municipal, visitou o Centro de Saúde em Olhão e teve a hipótese de conversar com os profissionais e ouvir suas expectativas sobre a descentralização de competências nas autarquias na área da saúde.

O presidente da autarquia, António Miguel Pina, aproveitou a oportunidade para expressar as suas preocupações com a saúde, especialmente sobre os 7 mil cidadãos de Olhão que ainda não têm acesso a um médico de família. O autarca afirmou que, apesar do pessoal médico e de enfermagem não passar para a responsabilidade da autarquia, fará tudo o que estiver ao seu alcance para criar condições para que todos os cidadãos de Olhão tenham um médico de família.

António Miguel Pina mencionou, em particular, a disponibilidade de espaço por parte da autarquia para criar mais uma Unidade de Saúde Familiar, que foi transmitida aos responsáveis do Ministério da Saúde na Segunda-feira.

Comentários
PUB
PUB

Veja também

50 anos do 25 de Abril: Olhão celebra com participação política

Olhão Celebra os 50 Anos do 25 de Abril com Participação de Todos os Partidos

Em Olhão, no Algarve, as comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril foram marcadas …