Olhão celebra o Dia do Pescador com honras e eventos especiais

Este dia 31 de Maio de 2023, o Município de Olhão prepara-se para celebrar o Dia do Pescador com uma série de iniciativas. As comemorações terão lugar no Auditório Municipal da cidade a partir das 16:00.

Para homenagear os valorosos homens e mulheres do mar de Olhão, serão atribuídas distinções aos profissionais do sector, reconhecendo o seu contributo para a pesca e a aquacultura. Serão destacadas as embarcações que registaram as maiores descargas na Lota de Olhão em 2022, nas categorias de pesca de arrasto, cerco, polivalente local, polivalente costeira e armação. Também serão distinguidos os principais produtores aquícolas de 2021, o pescador com o maior volume de vendas em 2022 e a mulher na pesca.

Além disso, serão anunciados os premiados nas categorias de pescador mais jovem (Capitania), pescador em ascensão (For-mar), Prémio Homem e Prémio Mulher na Indústria Conserveira, Prémio Mérito, Prémio Carreira e vencedor do concurso do cartaz do Dia do Pescador.

A cerimónia incluirá a emocionante inauguração da embarcação Eduardinho, recentemente adquirida e restaurada pelo Município, que representa a vida e o trabalho dos pescadores locais. Os participantes terão ainda a oportunidade de visitar a exposição fotográfica “Mar a Fora“, do talentoso fotógrafo André Gil. O evento culminará com uma deliciosa degustação de produtos do mar, a partir das 18:00.

A celebração do Dia do Pescador em Olhão não só reconhece a importância desta profissão para a região, mas também destaca a rica cultura e tradição pesqueira que fazem parte da identidade local. É uma ocasião imperdível para residentes e visitantes se envolverem e desfrutarem da valiosa herança marítima da cidade.

Comentários
PUB
PUB

Veja também

REENCONTRO: Rão Kyao e Zé Eduardo em Concerto na República 14

REENCONTRO: Rão Kyao e Zé Eduardo em Concerto na República 14

Após mais de quatro décadas de contribuições inestimáveis para a música em Portugal e além-fronteiras, …