PUB

Olhão Reforça Preparação para Proteção Civil em Todas as Freguesias

A Comissão Municipal de Proteção Civil de Olhão aprovou, por unanimidade, uma iniciativa pioneira para a criação de Unidades Locais de Proteção Civil (ULPC) em todas as freguesias do concelho. Esta decisão visa fortalecer a capacidade de resposta e actuação das juntas de freguesia, promovendo os princípios de descentralização e subsidiariedade, conforme estabelecido na Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva (Estratégia 2030).

Presididas pelos presidentes de Junta, as ULPC assumem um papel crucial na promoção da segurança e resiliência das populações locais. As freguesias de Olhão, Quelfes, Pechão e a União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta veem, assim, reforçadas as suas capacidades através da criação dessas Unidades Locais.

O coordenador municipal de Proteção Civil e comandante do Corpo de Bombeiros, Luís Gomes, destaca que as juntas de freguesia, já colaborando em diversas frentes, agora também poderão contribuir mais activamente em acções de prevenção, avaliação de riscos, sensibilização e informação pública, além do apoio à gestão de ocorrências.

O presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina, elogiou a iniciativa, reconhecendo o papel fundamental das juntas de freguesia na gestão de serviços públicos em proximidade. A criação dessas ULPC representa uma mais-valia na estratégia de proteção civil municipal, aproveitando a proximidade e conhecimento profundo que as juntas têm da realidade local para acções preventivas e reactivas, em colaboração com o Serviço Municipal de Protecção Civil e o Corpo de Bombeiros.

Comentários
PUB
PUB

Veja também

CORAÇÕES DE ATUM: Uma Noite de Jazz na República 14 em Olhão

CORAÇÕES DE ATUM: Uma Noite de Jazz na República 14 em Olhão

A República 14, em Olhão, tem o prazer de apresentar uma noite única de jazz …