O Caminho das Lendas, inaugurado a 16 de junho, Dia da Cidade de Olhão, acolhe muita e diversificada animação até final do verão. As atividades tiveram início com teatro de rua, no dia 5 de julho, e prossegue já amanhã, 19 de julho, com uma marcha cultural, que alia teatro e desporto, a partir das 19h00.
De forma a enaltecer os largos que fazem parte do Caminho das Lendas, situados nos bairros da Barreta e do Levante, recentemente requalificados, a Câmara Municipal de Olhão, conjuntamente com a empresa municipal Fesnima, leva para a rua o teatro, a música, exposições, oficinas de artesanato e muita animação.
No próximo fim de semana, dar-se-á lugar a uma marcha cultural, no dia 19, às 19h00, com a participação do grupo de teatro A GORDA e da Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Olhão. No domingo, 20, pelas 22h00, a Banda Filarmónica 1º Dezembro, de Moncarapacho, apresentará o seu repertório junto à escultura da Floripes.
Na última sexta feira de julho, dia 25, pelas 22h00, o Grupo Gerações animará o Largo João da Carma, com um baile popular e no dia a seguir, 26, os jogos tradicionais vão estar presentes entre as 19h00 e as 22h00 no Largo do Gaibéu e Largo Patrão Joaquim Lopes.
No dia 2 de agosto, a partir das 11h00, a Zona Ribeirinha e o Caminho das Lendas receberão os principais grupos de folclore e etnografia participantes no Festival Internacional de Folclore de Quelfes.
A 6 de agosto, o grupo de teatro GORDA, através da Oficina da JO, levarão à cena a peça «Floripes», pelas 22h00, no Largo Patrão Joaquim Lopes e a 27 de agosto, às 22h00, o Largo do Carolas será o lugar escolhido para a peça «O Menino dos Olhos Grandes».
No dia 13 de setembro, pelas 18h00, nalguns dos Largos realizar-se-á o Mercado das Lendas, com música, teatro, exposições e artesanato.
Estes eventos contam o apoio financeiro do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e do Feder e prometem trazer muita animação a Olhão até setembro.