Como já vem sendo hábito, a Câmara Municipal de Olhão promoveu mais uma vez o Concerto de Natal, aberto à população, tendo como palco a Igreja Matriz, que se encheu na passada sexta-feira para assistir à actuação do Coral Luísa Todi.
Este é já um evento quase obrigatório para muitos olhanenses nesta época do ano: a antecipação e a celebração do Natal através da linguagem universal da música. Para o concerto deste ano, foi convidado o Coral Luísa Todi, considerado um ex-libris cultural de Setúbal, conceituado e acarinhado em todo o país, mas também no estrangeiro.
O Coral Luísa Todi foi fundado em Outubro de 1961, e veio reavivar uma tradição musical de que Setúbal se orgulha, como terra que viu nascer grandes músicos e cantores, dos quais Luísa Todi é precisamente o seu expoente máximo.
A primeira apresentação aconteceu 2 anos depois, em Julho de 1963, e tem desenvolvido desde então uma intensa actividade, que levou este coral a actuar em todo o país, mas também no estrangeiro.
Possuindo um repertório heterogéneo, mas pautado por critérios de qualidade, o Coral Luísa Todi tem, a par da interpretação do reportório coral tradicional, levado à cena grandes produções, em que a música se tem interligado com outras expressões artísticas, desmistificando conceitos estereotipados sobre as potencialidades da música coral.