A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário de Olhão obteve recentemente o Certificado de Excelência do site de viagens TripAdvisor. Este galardão é atribuído aos alojamentos, atracções e restaurantes que obtêm constantemente excelentes avaliações por parte dos viajantes.
Acerca da Igreja Matriz, podem ler-se no site avaliações como “uma das primeiras edificações em alvenaria da cidade de Olhão, esta igreja tem no seu interior lindas pinturas e o seu altar é lindo. Da sua torre pode-se apreciar as açoteias e a Ria”, “o altar-mor em talha, assim como as capelas laterais e o arco triunfal, são um orgulho”, “interessante igreja, cuja fachada posterior é deveras suis generis”, “igreja imponente e linda. Vale a pena visitar”, ou “toda a história que a rodeia e relatos da sua construção fazem ainda mais interessante esta visita. Encontra-se bem cuidada, e nota-se que os locais tem orgulho neste monumento”.
A edificação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, atual Igreja Matriz de Olhão, iniciou-se em 1698, abrindo ao culto, ainda inacabada, em 1715, sendo que o contrato para a construção da sua torre data de 1722. Na fachada pode ler-se: “À custa dos homens do mar deste povo se fez este templo novo, no tempo em que só haviam umas palhotas“.
Devido à sua imponência, atrai os olhares dos turistas que visitam a zona histórica de Olhão, na baixa da cidade, onde está situada.
Na segunda metade do século XVIII, a fachada principal, uma das mais impressionantes de todo o Algarve, foi reformulada, passando a contar com um coroamento de feição triangular.
No seu interior, de uma só nave e transepto ligeiramente saliente, existem cinco altares. A capela-mor tem um retábulo e arco triunfal em talha dourada, um teto decorado com um fresco e uma imagem de Nossa Senhora do Rosário.
Outra das particularidades da Igreja Matriz é ter nas suas traseiras uma pequena capela dedicada ao Senhor dos Aflitos, a quem muitos olhanenses dedicam a sua devoção.
O TripAdvisor é um site de viagens que fornece informações e opiniões de conteúdos relacionados ao turismo, gerados pelos próprios utilizadores.
É a maior comunidade de viagens do mundo, com mais de 32 milhões de membros e mais de 100 milhões de comentários e opiniões sobre hotéis, restaurantes, atrações e outros negócios relacionados viagens.