PUB

Maio mês do Coração com agenda repleta de actividades por todo o concelho de Olhão

Maio mês do Coração em Olhão com actividades para promover a saúde cardiovascular

Com o objectivo de sensibilizar a população para a importância da prevenção das doenças cardiovasculares, o Município de Olhão, sob o lema “Olhão tem alma e coração”, volta a associar-se à Fundação Portuguesa de Cardiologia e dedica o mês de maio ao coração.

Ao longo do mês, uma agenda replecta de actividades será desenvolvida em diferentes espaços e em colaboração com profissionais de diferentes áreas e as freguesias. As acções incluem a prática de exercício físico, realização de rastreios, palestras e sensibilização para a importância de uma alimentação saudável.

Destaque para as variadas acções dedicadas aos cuidados de saúde, que visam apelar à prevenção das doenças cardiovasculares, uma das principais causas de morte no mundo. Nas Juntas de Freguesia do concelho, serão realizados rastreios em parceria com os estudantes de Medicina e com o Núcleo de Estudantes de Ciências Farmacêuticas da Universidade do Algarve.

A actividade física tem um papel de destaque, com várias iniciativas agendadas em parceria com o Gymnasium e o grupo de marcha Mexe-te Mó. Além disso, os restaurantes da cidade aderentes à iniciativa irão promover o que de melhor e mais saudável a gastronomia olhanense e a dieta mediterrânica têm para oferecer.

No dia 5 de Maio, em que se assinala o aniversário da Unidade de Saúde Familiar Mirante, decorrem naquele espaço diferentes actividades, como bancas de rastreio e dicas de alimentação e de como fazer ginástica em casa. Já no Domingo, dia 7, na Feira de Maio, em Quelfes, a Tunipex promove uma acção dedicada ao atum, enquanto fonte privilegiada de ómega 3.

A Docapesca, outra das parceiras do Maio Mês do Coração em Olhão, promove duas iniciativas: a confecção de uma refeição saudável, que será servida aos alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, e um showcooking, no Dia do Pescador, 31 de Maio, a encerrar o programa de actividades.

O Município convida os olhanenses a juntarem-se a estas iniciativas, que têm como objectivo alertar a população para a problemática das doenças cardiovasculares e a sua prevenção.

Comentários
PUB
PUB

Veja também

CORAÇÕES DE ATUM: Uma Noite de Jazz na República 14 em Olhão

CORAÇÕES DE ATUM: Uma Noite de Jazz na República 14 em Olhão

A República 14, em Olhão, tem o prazer de apresentar uma noite única de jazz …