No dia 21 de Junho de 2019, às 22h00, no Jardim Pescador Olhanense, o Município de Olhão dá as boas-vindas ao verão com a realização de um evento improvável: o Concerto do Solstício de Verão, que contará com as presenças da Orquestra Filarmónica Portuguesa e da cantora cubana Eme Alfonso.
Fundada em maio de 2016, a Orquestra Filarmónica Portuguesa integra um conjunto de músicos de elevado padrão técnico e artístico, premiados em concursos nacionais e internacionais, ex-integrantes da Orquestra Jovem da União Europeia e, ainda, músicos estrangeiros residentes em Portugal, que se juntaram neste projeto para criar uma orquestra que fosse uma referência e símbolo de qualidade, atuando em todo o território nacional.
A Orquestra Filarmónica Portuguesa é um projecto de dimensão nacional sob a direcção artística do maestro Osvaldo Ferreira, actualmente um dos mais representativos maestros nacionais.
Eme Alfonso, cantora e compositora cubana, usa as suas raízes para combiná-las com sons electrónicos, percussão mundial e lendas afro-cubanas.
A NPR americana e a estação britânica BBC identificaram-na como “uma promessa da música latina”.
Em Olhão, e acompanhada pela Orquestra Filarmónica Portuguesa, a cubana vai interpretar êxitos seus e da música latino-americana.
Este é um concerto que promete um ambiente festivo, descontraído e informal.