Uma delegação do Centro de Frutologia Compal esteve esta Quinta-feira, 6 de Junho de 2019, na Semana da Criança e do Ambiente, para proceder à entrega do 1.º prémio conquistado pela turma 3.º D da Escola EB1 de Moncarapacho no concurso Volta a Portugal em Fruta, que decorreu no final do ano passado.
As escolas do concelho de Olhão foram desafiadas a participar na iniciativa. Foram várias as que aceitaram o repto: conhecer o Mapa das Frutas DOP (Denominação de Origem Protegida) e IGP (Indicação Geográfica Protegida) de Portugal e mostrar a todos a importância da fruta de cada região.
Alunos e professores deram o seu melhor para criar verdadeiras obras de arte. No caso da turma 3.º D de Moncarapacho, alunos e os professores contaram uma história sobre a laranja que queria ser peixe, tendo os citrinos do Algarve IGP como protagonistas.
Esta Quinta-feira, foram também distinguidas pelo Centro de Frutologia da Compal as outras duas turmas do concelho que participaram: 2º/3ºC da EB1 de Moncarapacho e 2ºD da EB1 da Fuseta.
O Centro de Frutologia Compal lançou a iniciativa Volta a Portugal em Fruta com o principal objectivo de valorizar as frutas DOP e IGP de origem portuguesa e reforçar a importância do consumo de fruta numa alimentação equilibrada.
Esta iniciativa levou o Mapa das Frutas de Portugal e diversos materiais multimédia lúdico-didáticos a mais de 60 escolas do ensino básico de 23 concelhos das regiões demarcadas com fruta DOP e IGP em Portugal.
A turma de Moncarapacho foi uma das vencedoras a nível nacional, com mais de 2.000 votos.
A laranja do Algarve foi, de resto, presença assídua na Semana da Criança e do Ambiente, que hoje termina, uma vez que a Cooperativa Agrícola de Citricultores do Algarve (CACIAL) ofereceu mais de 3.000 laranjas, uma para cada criança que visitou o certame.